Banda PIC NIC e a volta do rock independente

COLUNISTA: Rodrigo Lamore
Algumas coisas servem como evidências incontestes sobre o real cenário de qualquer movimento artístico e cultural, no que diz respeito ao seu ótimo desempenho. No caso do rock brasileiro, a cena independente e underground pulsa firme e forte, e apresenta indícios de que essa força não apenas irá permanecer, mas se intensificar. E a volta da banda PIC NIC é uma dessas evidências incontestes.
Formada no início dos anos 2000, o grupo carioca PIC NIC escreveu seu nome na cena alternativa brasileira ao longo de mais de 150 apresentações entre 2002 e 2007. Com álbuns lançados PIC NIC (2003), Feito Em Casa (2004), participações em circuitos de festivais, programas da antiga MTV Brasil e Rede Globo, a banda retorna oficialmente em 2021, com lançamentos de músicas inéditas, além de um álbum que ficou guardado durante anos, e que agora está disponível nas plataformas digitais.
Nesse momento, eles disponibilizaram em seu canal no Youtube, um clipe da canção Pobre de Mim, o primeiro após tantos anos; e apesar do título, é um trabalho que representa riqueza, a riqueza de uma cena efervescente, faminta por novos lançamentos, em conjunto com uma banda que simboliza o rock, a música brasileira, sua luta, resiliência, criatividade, atitude e a eterna vontade de manifestar sua arte para um público sedento e fiel.
Ao assistir o clipe, tive uma sensação boa, nostálgica, uma mistura de sentimentos. Saber que a PIC NIC está de volta serve como símbolo e um incentivo a mais para as bandas que sofrem com a falta de apoio financeiro e moral, fazendo dela uma referência e exemplo para a continuidade dos trabalhos musicais dos grupos de rock underground.
A canção Pobre de Mim faz parte do álbum intitulado Volta, e estará disponível esse ano, em maio. Para o guitarrista Miguel Afonso, a música é o ponto de partida da nova fase. “Foi uma das primeiras que compusemos para o ‘Volta’, nosso novo álbum. Ela abriu o caminho. Unimos o beat do trap com distorções de guitarra e elementos eletrônicos. E gostamos tanto dela que achamos que merecia um clipe”. “Pessoalmente, acho que essa é a faixa do próximo disco que mais tem ‘cara de PIC-NIC’. A sonoridade dela nos define muito bem”, diz a vocalista Guidi. O vídeo é dirigido por Rabu Gonzales, conhecido por trabalhos com nomes como Ludmilla, Preta Gil e Xamã.
Aproveita e assista agora o clipe Pobre de Mim aqui:
Ouça também no Spotify: