Por que vídeos toscos de música viralizam e trabalhos sérios não

 Por que vídeos toscos de música viralizam e trabalhos sérios não
#Compartilhe

Por que é tão comum que os vídeos ou qualquer conteúdo de humor, todos os tipos de zoeira na internet, viralizem e alcancem o grande público, enquanto os artistas que fazem um trabalho sério, principalmente na música, por mais que eles tentem, gastem dinheiro em impulsionamentos, etc não conseguem sequer dez por cento do engajamento e alcance dos materiais toscos?

 

Há quem argumente e aborde questões técnicas como, o funcionamento do algoritmo, ou mesmo sobre debates a respeito do nível de criatividade dos conteúdos ou sobre o quão inédito e surpreendente é aquilo que está sendo apresentado ao público, levando a crer que, trabalhos sérios são comuns e portanto não geram empolgação a quem assiste, e a “tosqueira” é a verdadeira forma criativa e chamativa, que leva o espectador a ver e a compartilhar com seus contatos, ou para rirem juntos ou criticarem, dependendo do que é mostrado.

Imagem de um músico tosco palhaço criado por i.a.
 

A lacração, “mitagem”, click bait, etc, são termos da nova era digital que tem tudo a ver com os métodos de alcance, viralização, engajamento, e é preciso deixar claro que, nada disso tem relação com qualidade. Já vi vídeo clipe de milhões de visualizações no youtube, em que o cantor interpretava a sua própria música totalmente desafinado e fora do tempo. E foi exatamente por isso que o vídeo conseguiu aquela abrangência com números altos de “views” e consequentemente, faturamento em dinheiro que as plataformas pagam para quem tem bastante envolvimento de público.

 

Como dependemos da internet (assim como os artistas dependiam das gravadoras no passado), temos que nos adaptar para garantir nosso espaço. Talvez tentando misturar o nosso trabalho profissional, sério e idôneo, aos novos formatos (que é uma realidade e que não irá mudar só porque a gente quer).

 

Gerar relacionamento é uma boa alternativa, não sendo necessário ser grosseiro e feio; basta apenas manter seu trabalho constante, ser mais leve, criar uma atmosfera de alegria e entretenimento com seu público e ser sempre direto e sem rodeios com quem te segue. Isso não é garantia de sucesso, mas um caminho em meio a tanta coisa ruim na internet atualmente.

Relacionados